Tendo em conta a situação crise do país que afecta a economia nacional, esta situação pode comprometer os produtores e comerciantes. A ACSTDB – Associação do Comércio, Serviços e Turismo do Distrito de Beja, tem sempre em vista a procura de estratégias de desenvolvimento, uma das formas equacionadas como mais eficaz para combater este problema foi a exportação de determinados produtos. Para ser proceder à exportação de uma forma eficiente é essencial participar em feiras internacionais com o objectivo de se estudar o mercado, conhecer a concorrência, verificar a aceitabilidade dos produtos e promover as vendas, pois este tipo de eventos atraem grande número de visitas uma vez que são do interesse da população.
Devido à crescente globalização a cadeia alimentar tem sido confrontada cada vez mais com desafios relacionados com a segurança alimentar inocuidade dos alimentos.
Num mercado cada vez mais globalizado, existe a crescente necessidade de implementar um sistema de controlo da cadeia alimentar, de modo a aumentar a segurança dos produtos alimentares. O objectivo de implementar um sistema de controlo, passa por uma minimização dos riscos e aumento da qualidade e segurança dos produtos em toda a cadeia alimentar garantindo assim a protecção e segurança da saúde humana e interesses dos consumidores.
Em 2005 entrou em vigor o Regulamento (CE) n.º 178/2002, cuja finalidade é aproximar os Estados-membros no que respeita à livre circulação de alimentos seguros e que introduz, pela primeira vez, para todas as empresas de alimentação humana e animal, a exigência de dispor de um sistema de rastreabilidade alimentar.
Quando se inicia o processo de exportação há alguns aspectos que devem ser considerados importantes, como por exemplo a qualidade das embalagens utilizadas para o transporte e da embalagem que chegará até ao consumidor final, as temperaturas dos alimentos durante o transporte pois com a sua variação as bactérias presentes nos alimentos multiplicam-se, ter especial atenção ao cumprimento da legislação do país importador.
Links de interesse:
Legislação:
Sem comentários:
Enviar um comentário